Instituição


O ISPSN, A ESCOLA DO HUAMBO

Depois de se ter tornado num dos espaços incontornáveis da epistemologia na 5ª Região Académica, o ISPSN está a caminhar com intuito de transforma-se numa ESCOLA de referência de marco transversal. O ideal de transformar-se numa escola tem a ver com a fidelidade a si mesmo e aos princípios profundos que norteiam o entendimento do conceito extenso da Educação e das suas particularidade ou especificidades.

A educação de qualidade é um direito fundamental que contribui para a evolução de uma sociedade, para o seu desenvolvimento intelectual, social, económico e cultural, por meio de uma formação paradigmática direccionada a cada indivíduo, considerado de uma forma particular.

Desde a sua génese, o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN) percorre um caminho sério e extremamente consciente da realidade que o envolve, tendo como ambição máxima conceder essa mesma educação de qualidade à comunidade, dotando-a ao sucesso e progresso, a médio e longo prazo.

O período histórico onde esta última se encontra - uma época de oportunidade e expectativa - obriga ao aparecimento de novos líderes, especialistas de diversas áreas, de valores inquestionáveis e uma conduta deontológica exemplar. Nesse sentido, o ISPSN cria um ambiente académico e científico adequado, com base numa educação ética, encorajando a uma mentalidade aberta, numa óptica de discussão e questionamento, sem a perda de princípio, prudência e o rigor analítico, nomeadamente imaginação e criatividade, intuição, razão e o conhecimento da experiência real.

A visão global do mundo, numa compreensão plena da realidade é outro factor imprescindível na nossa perspectiva intercultural. Por um lado, ajudar os nossos alunos a desenvolver competências sólidas num enfoque para a diversidade através de uma integração universal. Por outro lado, esta ideia está intrínseca à conduta do próprio Instituto que rejeita uma perspectiva elitista de trabalho solitário, mas defende uma cooperação salutar entre diversas entidades. O intuito foi, é e sempre será trabalhar para e com a sociedade angolana e, simultaneamente, com a comunidade académica nacional e internacional numa reciprocidade de conhecimentos, benéfica para ambas as partes. Este facto é visível nas diversas parcerias com universidades nacionais e internacionais, num intercâmbio de projectos e docentes.

No seguimento deste último ponto é fundamental realçar que a par do ensino, a componente científica surge como um elemento fundamental na nossa estratégia, procurando desenvolver através do Centro de Investigação Sol Nascente (CISN), projectos e actividades científicas que primam acima de tudo pelo rigor e precisão, apoiando o trabalho dos investigadores e auxiliando o pesquisar sobre a nossa sociedade de uma forma profunda, coadjuvando para uma nova problematização. 

Acima de tudo, o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente pretende ser um agente de mudança, através de ferramentas poderosas como a educação e investigação, procurando criar o Homem de amanhã, ensinando-o a pensar, sonhar e ter uma visão do futuro ainda mais abrangente.

Sem comentários:

Enviar um comentário